Leva uns 5 minutos para preparar esse delicioso café expresso com leite espumante.
E vale a pena cada minuto desse ritual!
Café expresso com sabor forte e amargo, mas sem acidez combina muito bem com a doçura natural do leite. Um dos fatores para extrair o melhor sabor do café é a combinação da temperatura da água, o tipo de torração do pó e o tempo de prensa. Quando misturados com leite denso e volumoso o gosto da bebida se torna incomparável! Algo para ser deleitado devagar num processo zen do aqui-agora vividos inteira e prazerosamente.
Utensílios:
- Xícara resistente ao microondas - para o leite
- Medidora de vidro temperado com capacidade de 2 xícaras - para a água do expresso e para a água que vai manter a espumadeira e a xícara quentes
- Prensa Aeropress: colher medidora, cilindro, êmbolo, espátula e filtro de papel
Ingredientes:
- 1 xícara de leite 1% ou sem gordura, orgânico e ultrapasteurizado. Quanto menos gordura no leite, melhor a espuma que ele cria. É a proteína do leite que produz volume e densidade. A gordura do leite, por outro lado, é pesada e mal deixa o leite ficar espumante
- 3/4 a 1 colher de café torrado fresco, moído fino, não super fino como para expresso. Há torrações leves (light city), médias (full city) ou mais fortes (heavy). É bom experimentar com as variedades de torração até descobrir a favorita. E quem sabe até usar a criatividade e misturar metade de cada tipo, ou 1/4 de um mais 3/4 do outro ou outra proporção que agrade
- 50 ml de água
Preparo
Esquentar o leite e a água com potência a 70% por 55 segundos. Ao manter essa potência mais baixa a água e o leite não são super aquecidos, o que mudaria o sabor do leite e faria a água ficar acima da temperatura ideal para extrair o melhor sabor do café.
Enquanto a água e o leite esquentam, preparar o êmbolo e o cilindro da prensa. Esse é o método invertido no qual o conjunto do cilindro e do êmbolo são inicialmente usados de ponta cabeça. Para isso, inserir o êmbolo até mais ou menos a metade do cilindro. O café é posto sobre a parte de borracha do êmbolo. Acrescentar a água e mexer com a espátula para que o pó se misture com ela.
Deixar o café descansar nessa infusão para desenvolver seu sabor.
Enquanto isso aquecer 1 xícara de água em potência máxima por 1 minuto e 30 segundos.
Despejar a água na espumadeira e puxador para aquecê-los.
Por o leite de volta no microondas na potência 70% por outros 55 segundos.
Agora os óleos do café já se soltaram dos grãos e formam a crema, que é a camada no topo da bebida de cor caramelada clara e uniforme.
Por o filtro de papel dentro do filtro de plástico e atarrachar. Umedecer o filtro de papel com algumas gotas de água assim ele não cai do receptáculo quando ele for virado para baixo na hora de por sobre o êmbolo.
Virar a prensa 180° e por sobre a xícara com leite. Pressionar o êmbolo vagarosamente para extrair o expresso.
Quando o filtro de plástico é removido e o êmbolo empurrado até o fim, é assim que fica o filtro de papel sobre o pó extraído. Se quiser, é só descartar o filtro de papel, remover os grãos para um prato e deixá-los secarem para depois serem postos em plantas.
Transferir a água quente da espumadeira para a medidora de vidro.
Transferir o café com leite para a espumaderia.
Transferir a água quente da medidora de vidro para a xícara e levá-la ao microondas por mais 30 segundos em potência máxima para mantê-la aquecida.
É a combinação da tela bem fina e as peças de aeração que fazem a mágica da multiplicação!
Bombear o puxador da prensa com movimentos ascendentes e descendentes contínuos para criar volume e deixar o leite denso e aveludado. Ele vai dobrar de volume.
Movimentos centrados na parte de baixo da espumadeira deixam o leite com bolhas bem minúsculas e delicadas. Movimentos usando todo a altura da espumadeira aumentam o volume ainda mais, mas produzem bolhas grandes e não tão espessas.
Dica de limpeza da espumadeira: despejar nela a água que estava mantendo a xícara quente. Acrescentar duas gotinhas de detergente e bombear. É mais fácil manter as partes da espumadeira limpas desse jeito do que ter que desmontar tudo para se limpar o acúmulo de resíduos da gordura do leite.
Transferir o café com leite para a xícara. Em pouco tempo o leite "desce" da espuma e se acumula no fundo da xícara deixando o topo com espessura firme e consistente.
Meu jeito preferido é tomar o líquido primeiro, saboreando devagar, e finalizar com o melhor do melhor: colheradas de espuma! Prazer puro!!
Bom proveito e bons experimentos achando seu método preferido de fazer café com leite.
* * * * * * * * * * * * * * * * *
Experimentando variações do mesmo tema
Infusão longa de café em água fria produz uma bebida com acidez muito baixa mas ainda mantendo as características agradáveis do sabor forte e amargo.
De véspera, usar um potinho de vidro para por a mesma quantidade favorita de pó e cobrir com o mesmo volume de água, mas fria. Mexer para integrar o líquido ao café.
Deixar descansar para desenvolver o sabor.
Dia seguinte o café desenvolveu a crema de cor caramelada.
Aquecer 1 e 1/2 xícara de água no microondas, em potência normal por 1 minuto e meio. Despejar a água na espumadeira para aquecê-la.
Por o filtro de papel no filtro de plástico e atarrachar ao cilindro. A prensa está na posição normal com o filtro para baixo.
Transferir a infusão do café para a prensa, inserir o êmbolo e extrair o café vagarosamente na xícara.
Adicionar o leite
Aquecer a bebida no microondas em potência 70% por 1 minuto e 45 segundos.
A partir daqui a receita é a mesma que no método anterior quando se usa a espumadeira.
Transferir o café com leite pronto para a xícara e bom apetite!!