Entre tantas coisas maravilhosas e sazonais, as castanhas assadas são um belo exemplo dos prazeres reservados para o fim do outono e começo do inverno. Se possível comê-las recém assadas nos tonéis dos vendedores de rua na Europa, o charme do prazer dessa degustação aumenta mais ainda!
Até poder comê-las novamente assim, aqui vai a receita para fazê-las em casa:
Escolher castanhas novas e com as cascas atadas a elas. Quando as castanhas são mais velhas, ficam ressecadas e a casca fica solta da castanha, que se mexe dentro dela quando é sacudida. Não tem jeito de fazer castanha envelhecida assim ficar boa como as novas.
Por as castanhas de molho em água em temperatura ambiente por meia hora. Vai amolecer a casca dela um pouco.
Fazer um corte em cruz na casca de cada castanha.
Isso vai ajudar para que a castanha não exploda quando assando.
Por numa panela e submergir em água.
Cozinhar por meia hora para elas absorverem mais umidade.
Vai ajudar para que fiquem mais macias.
Por as castanhas num escorredor por uns
10 a 20 minutos para secarem um tico.
Aquecer o forno a 400°F. Por as castanhas num rack que permita o ar circular sobre e sob elas. Assá-las por 7 a 15 minutos se forem pequenas como bola de gude ou mais tempo se forem grandes como limão pequenininho. O objetivo aqui é assá-las só até que a cruz se abra.
Tão logo dê para tolerar o calor, use luva para não se queimar e vá apertando todas as castanhas para abrir a cruz ainda mais e soltar a casca delas mais facilmente. O próximo passo é realmente puxar a casca delas. Tudo isso é mais fácil fazer isso enquanto elas ainda estão aquecidas.
Bom apetite!!
No comments:
Post a Comment