Pesquisando mais sobre o assunto, achei esse texto nesse blog
Todos os alimentos levam um certo tempo para serem digeridos. Comento alimentos com tempos digestivos semelhantes, as refeições são digeridas mais facilmente. Diz-se que esses alimentos combinam bem. Já alimentos de tempo de digestão diferentes fazem uma má combinação. Por exemplo: melancia leva aproximadamente uma hora para ser digerida. Amêndoas podem levar até cinco horas. Baseado nesse fato, não é bom comer melancia com amêndoas. A melancia será digerida em uma hora, mas seus resíduos não serão eliminados enquanto a amêndoa também não for digerida. A melancia vai ficar mais quatro horas no estômago e fermentará. Com isso parte do valor nutritivo desses alimentos vai ser perdido.
Algumas maneiras de se combinar os alimentos:
Maneira simplificada:
- Proteínas com hortaliças e oleaginosas
- Cereais com hortaliças e oleaginosas
- Tubérculos feculentos com hortaliças e oleaginosas
- Cereais com frutas e leite
- Frutas ácidas e leite
- Frutos secos
- Frutas monofágicas (hiper-hídricas como melancia e melão)
É necessário detalhar essa classificação para que se entenda melhor.
Proteínas: classifica-se por proteína todas as leguminosas (feijões, ervilha, fava, grão-de-bico, soja, etc), derivados animais (carne, leite e ovos).
Hortaliças: Como hortaliças classifica-se as verduras, as raízes (exceto as feculentas) e os frutos de horta usados em salada ou são preparadas cozidos e salgados (tomate, abóbora, pepino, jiló, quiabo, vagem, etc).
Oleaginosas: Classifica-se como oleginosos os frutos (abacate, côco e azeitona) e as sementes (gergelim, linhaça, girassol, amendoim) e castanhas (noz, castanha-do-Pará, castanha de cajú, amendoas, etc) que são ricos em lipídios ou gordura vegetal.
Tubérculos feculosos: São as raízes ricas em amido. São estas: batata inglesa, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cará.
Cereais: são os grãos ricos em fibras, a saber: milho, arroz, aveia, centeio, cevada, trigo, quinoa e tudo o que é feito apartir deles como pães, biscoitos.
Frutas doces: São os frutos que possuem pouca acidez e são doces, a saber: figo, mamão, banana, tâmara. Apesar de não ser considerado fruto, a cana-de-açúcar é designado como fruto doce por possuir propriedades semelhantes.
Frutas monofágicas: São os frutos que só podem misturar-se entre si e não combinam com nenhum outro alimento. São estes: melancia e melão.
Frutas ácidas e semi-ácidas: Essas são as frutas que possuem acidez acentuada. Para reconhecê-las basta excluir os frutos de hortaliças, oleaginosos, doces e monofágicos e todos os demais que restarem se enquadram aqui. Muitos frutos ácidos são doces, mas, por terem uma quantidade ácida considerável, ficam à parte dos frutos doces.
Frutos secos: são frutos desidratados que, nesse processo, tem suas propriedades alteradas e passam a ter uma digestão mais rápida. Os mais comuns são estes: ameixa-seca, uva passa, pêssego seco, figo seco, banana desidratada.
A maneira mais detalhada:
CLASSIFICAÇÃO E COMBINAÇÃO DOS GRUPOS ALIMENTARES
Grupo 1 – Frutas ácidas
Abacaxi, ananás, vergamota (bergamota ou mimosa), ponkan, framboesa, grape-fruit, jabuticaba, laranja, carambola, romã, tangerina, mexerica,...
Aconselhamos sempre usar uma qualidade em cada refeição.
Grupo 2 – Frutas semi-ácidas
Ameixa, amoras, caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maça, maracujá, pêra, pêssego, uva, morango, manga, jambolão, seriguela, nectarina,...
Usar uma qualidade em cada refeição, exceto pêra e maça; ver recomendações no final.
Grupo 3 – Frutas doces
Banana, figo, mamão, tâmara, cana de açúcar, jatobá, pinha,...
Combinam entre si; não combinam com os grupos: 1, 2, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Ver recomendações no final.
Grupo 4 – Frutos oleaginosos
Abacate, amendoim, amêndoa, avelãs, azeitonas, pinhão, nozes, pistache, castanhas, pequi; também os óleos vegetais de pequi dendê, gergelim, etc.
Conselhos: O alimento composto de frutos oleaginosos é muitas vezes usado sem critério. Não deve ser usado em quantidade demasiada. Alguns não são tão saudáveis quanto outros. A amêndoa é preferível ao amendoim;mas este, em pequena quantidade, pode ser usado juntamente com cereais para formar um alimento nutritivo e digesto.
As azeitonas podem ser preparadas de modo tal que sejam comidas com bons resultados em cada refeição. O proveito visado com o uso da manteiga pode ser obtido substituindo-a por azeitonas devidamente preparadas. O óleo das azeitonas corrige a constipação (prisão de ventre e resfriado) e para os tísicos e os que sofrem de inflamação e irritação do estômago, ela é melhor do que qualquer medicamento. Como alimento, é melhor do que qualquer gordura de segunda mão, de origem animal, porém, o azeite não deve ser usado para cozinhar alimentos. A melhor maneira de usá-lo é adicionar em saladas e em outros pratos previamente preparados.
Com relação ao leite de amêndoas(receita 5) que aparece adoçado com um pouco de mel, alguns naturistas opinam ser compatível, assim como as nozes em combinação com algumas frutas.
"As nozes e as comidas com elas preparadas, estão-se tornando largamente usadas, substituindo os pratos de carne. Com as nozes se podem combinar cereais, frutas e alguns tubérculos, preparando pratos saudáveis e nutritivos."
Deve-se cuidar no entanto em não usar grande proporção de nozes." C.R.A 363 . Ellen G. White.
Combinam com: 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 5 – Frutas monofágicas
Melão e melancia.
Uma espécie em cada refeição; mesmo o melão com a melancia não combinam entre si.
Grupo 6 – Frutos secos ( passas)
Ameixas, damascos, figos, pêssegos, tâmaras, uvas,...
Combinam com mingaus doces, germe de trigo, milho, aveia demolhada e adoçada com mel, arroz doce, trigo, cevada e frutas doces.
Grupo 7 – Verduras
Agrião, acelga, aipo, alface, almeirão, beldroega, caruru, cebolinha, dente-de-leão, chicória, espinafre, escarola, salsa, salsão, vagem, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho,...
Combinam com os grupos: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 8 - Hortaliças e outros
Abóbora, alcachofra, alho, aspargo, berinjela, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, couve-rábano, cogumelo, jiló, nabo, palmito, pepino, pimentão, rabanete, tomate, quiabo,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 9 – Leguminosas
Ervilhas, favas, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 10 – Feculentos
Batatas (doces ou inglesa), mandioca ou aipim, inhame, cará,...
Estes alimentos contêm grande proporção de amido, por este motivo não deve abusar-se de seu uso.
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 11 – Cereais
Arroz, aveia, centeio, trigo, cevada, milho, milho de pipoca,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 12 – Algas
Plantas comestíveis encontradas em águas doces e salgadas. Quando compradas frescas são mais recomendáveis.
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Algumas recomendações:
§ - A garapa deve ser bebida 2 a 3 horas antes da refeição ou 5 a 6 depois. Este caldo é usado na anemia e como calmante. O mel, melado e rapadura devem ser usados com moderação; estes combinam com maça, mamão, banana, figo e pêra; e estas combinam entre si.
§ - Mamão e maçã, combinam com pão.
§ - Pão levedado (com fermento) não combina com banana.
§ - Pão, bolo, rosca ou biscoito (por terem cereais na sua composição) não comibinam com suco de frutas ácidas.
§ - Não use pão assado no mesmo dia, este causa má digestão; a menos que seja torrado ou asmo (sem fermento).
§ - Comer moderadamente, mesmo que os alimentos combinem entre si, pois muito volume de alimento causa uma digestão lenta e, conseqüentemente, fermentação.
§ - Não use muitas variedades de alimentos numa mesma refeição, nem água ou outro líquido na hora ou logo após comer. Use água meia hora antes ou 1 a 2 depois, conforme o alimento ingerido. A água retarda a digestão e aumenta a probabilidade de causar fermentação.
§ - Evite mingaus e sopas com muito caldo. Quando quiser, use com torrada, aveia, farinha de milho ou de mandioca.
§ - Se a criança toma mamadeira, não use açúcar com leite, pois provocará fermentação.
§ - Faça jejuns purificadores com uma espécie de frutas em cada refeição.
§ - O mamão e o abacate são considerados frutos neutros. Podem ser misturado com qualquer alimento.
§ - Considerações sobre vitaminas de frutas: não misturar frutas 'ácidas/semi-ácidas' com frutas doces e nem verduras ou raízes de hortaliça com frutas ácidas/semi-ácidas e/ou doces, a menos que seja mamão. Se a vitamina for feita com leite não adicionar açúcar, para que não fermente tudo.
Mas como reconhecer se estou tendo uma boa digestão? É fácil. A maneira mais simples é feita através da constatação das fezes. O primeiro mito que precisa ser derrubado é: fezes não podem ter um odor fétido, a presença de odor fétido indica que a digestão foi ruim, que houve um desequilíbrio das bactérias do trato digestivo que produziram gases, entre eles o metano e o butano, que causam esse odor fétido. E geralmente o que causa esse desequilíbrio é a fermentação. Precisa haver uma reeducação alimentar, pois é impossível ter boa saúde se não tivermos uma boa digestão.
Fontes bibliográficas e da internet:
Nutrição orientada - Durval Stockler de Lima - Casa Publicadora do Brasil, 1983
Saúde através do naturismo - Antonio Thomé - Vida Plena, 2003
A maneira mais detalhada:
CLASSIFICAÇÃO E COMBINAÇÃO DOS GRUPOS ALIMENTARES
Grupo 1 – Frutas ácidas
Abacaxi, ananás, vergamota (bergamota ou mimosa), ponkan, framboesa, grape-fruit, jabuticaba, laranja, carambola, romã, tangerina, mexerica,...
Aconselhamos sempre usar uma qualidade em cada refeição.
Grupo 2 – Frutas semi-ácidas
Ameixa, amoras, caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maça, maracujá, pêra, pêssego, uva, morango, manga, jambolão, seriguela, nectarina,...
Usar uma qualidade em cada refeição, exceto pêra e maça; ver recomendações no final.
Grupo 3 – Frutas doces
Banana, figo, mamão, tâmara, cana de açúcar, jatobá, pinha,...
Combinam entre si; não combinam com os grupos: 1, 2, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Ver recomendações no final.
Grupo 4 – Frutos oleaginosos
Abacate, amendoim, amêndoa, avelãs, azeitonas, pinhão, nozes, pistache, castanhas, pequi; também os óleos vegetais de pequi dendê, gergelim, etc.
Conselhos: O alimento composto de frutos oleaginosos é muitas vezes usado sem critério. Não deve ser usado em quantidade demasiada. Alguns não são tão saudáveis quanto outros. A amêndoa é preferível ao amendoim;mas este, em pequena quantidade, pode ser usado juntamente com cereais para formar um alimento nutritivo e digesto.
As azeitonas podem ser preparadas de modo tal que sejam comidas com bons resultados em cada refeição. O proveito visado com o uso da manteiga pode ser obtido substituindo-a por azeitonas devidamente preparadas. O óleo das azeitonas corrige a constipação (prisão de ventre e resfriado) e para os tísicos e os que sofrem de inflamação e irritação do estômago, ela é melhor do que qualquer medicamento. Como alimento, é melhor do que qualquer gordura de segunda mão, de origem animal, porém, o azeite não deve ser usado para cozinhar alimentos. A melhor maneira de usá-lo é adicionar em saladas e em outros pratos previamente preparados.
Com relação ao leite de amêndoas(receita 5) que aparece adoçado com um pouco de mel, alguns naturistas opinam ser compatível, assim como as nozes em combinação com algumas frutas.
"As nozes e as comidas com elas preparadas, estão-se tornando largamente usadas, substituindo os pratos de carne. Com as nozes se podem combinar cereais, frutas e alguns tubérculos, preparando pratos saudáveis e nutritivos."
Deve-se cuidar no entanto em não usar grande proporção de nozes." C.R.A 363 . Ellen G. White.
Combinam com: 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 5 – Frutas monofágicas
Melão e melancia.
Uma espécie em cada refeição; mesmo o melão com a melancia não combinam entre si.
Grupo 6 – Frutos secos ( passas)
Ameixas, damascos, figos, pêssegos, tâmaras, uvas,...
Combinam com mingaus doces, germe de trigo, milho, aveia demolhada e adoçada com mel, arroz doce, trigo, cevada e frutas doces.
Grupo 7 – Verduras
Agrião, acelga, aipo, alface, almeirão, beldroega, caruru, cebolinha, dente-de-leão, chicória, espinafre, escarola, salsa, salsão, vagem, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho,...
Combinam com os grupos: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 8 - Hortaliças e outros
Abóbora, alcachofra, alho, aspargo, berinjela, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, couve-rábano, cogumelo, jiló, nabo, palmito, pepino, pimentão, rabanete, tomate, quiabo,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 9 – Leguminosas
Ervilhas, favas, feijão, grão-de-bico, lentilha, soja,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 10 – Feculentos
Batatas (doces ou inglesa), mandioca ou aipim, inhame, cará,...
Estes alimentos contêm grande proporção de amido, por este motivo não deve abusar-se de seu uso.
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 11 – Cereais
Arroz, aveia, centeio, trigo, cevada, milho, milho de pipoca,...
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Grupo 12 – Algas
Plantas comestíveis encontradas em águas doces e salgadas. Quando compradas frescas são mais recomendáveis.
Combinam com: 4, 7, 8, 9, 10, 11.
Não combinam com: 1, 2, 3, 5, 6.
Algumas recomendações:
§ - A garapa deve ser bebida 2 a 3 horas antes da refeição ou 5 a 6 depois. Este caldo é usado na anemia e como calmante. O mel, melado e rapadura devem ser usados com moderação; estes combinam com maça, mamão, banana, figo e pêra; e estas combinam entre si.
§ - Mamão e maçã, combinam com pão.
§ - Pão levedado (com fermento) não combina com banana.
§ - Pão, bolo, rosca ou biscoito (por terem cereais na sua composição) não comibinam com suco de frutas ácidas.
§ - Não use pão assado no mesmo dia, este causa má digestão; a menos que seja torrado ou asmo (sem fermento).
§ - Comer moderadamente, mesmo que os alimentos combinem entre si, pois muito volume de alimento causa uma digestão lenta e, conseqüentemente, fermentação.
§ - Não use muitas variedades de alimentos numa mesma refeição, nem água ou outro líquido na hora ou logo após comer. Use água meia hora antes ou 1 a 2 depois, conforme o alimento ingerido. A água retarda a digestão e aumenta a probabilidade de causar fermentação.
§ - Evite mingaus e sopas com muito caldo. Quando quiser, use com torrada, aveia, farinha de milho ou de mandioca.
§ - Se a criança toma mamadeira, não use açúcar com leite, pois provocará fermentação.
§ - Faça jejuns purificadores com uma espécie de frutas em cada refeição.
§ - O mamão e o abacate são considerados frutos neutros. Podem ser misturado com qualquer alimento.
§ - Considerações sobre vitaminas de frutas: não misturar frutas 'ácidas/semi-ácidas' com frutas doces e nem verduras ou raízes de hortaliça com frutas ácidas/semi-ácidas e/ou doces, a menos que seja mamão. Se a vitamina for feita com leite não adicionar açúcar, para que não fermente tudo.
Mas como reconhecer se estou tendo uma boa digestão? É fácil. A maneira mais simples é feita através da constatação das fezes. O primeiro mito que precisa ser derrubado é: fezes não podem ter um odor fétido, a presença de odor fétido indica que a digestão foi ruim, que houve um desequilíbrio das bactérias do trato digestivo que produziram gases, entre eles o metano e o butano, que causam esse odor fétido. E geralmente o que causa esse desequilíbrio é a fermentação. Precisa haver uma reeducação alimentar, pois é impossível ter boa saúde se não tivermos uma boa digestão.
Fontes bibliográficas e da internet:
Nutrição orientada - Durval Stockler de Lima - Casa Publicadora do Brasil, 1983
Saúde através do naturismo - Antonio Thomé - Vida Plena, 2003
No comments:
Post a Comment